No sábado eu acordei com a maior vontade de fazer pão. Aproveitei que o maridão estava em casa e começamos. Eu não tenho batedeira planetária, então há alguns segredos para um delicioso pão feito à mão. Um deles é não colocar toda a quantidade de farinha de uma vez. Enquanto você sova, o pão ainda tem que estar bem úmido, grudando muito nas suas mãos. O que já “engata” no outro segredo que é movimentar bastante a massa para que a farinha se desenvolva. Quando você trabalha bem a sua farinha, o miolo fica uniforme e a qualidade do seu pão como um todo fica melhor. Para saber que sua massa está o ponto, basta segurar um terço dela na mao e levantar. Se o restante da massa for caindo formando um fio, está boa. Se quebrar,separando da massa que ficou na sua mão, sove um pouco mais. E o último detalhe que é respeitar o tempo de crescimento da sua massa. Eu sempre utilizo o fermento para pão seco, pois pode ser guardado por mais tempo. Então como as vezes eu fico meses com o fermento no armário, na hora de utilizar, é melhor “despertar” seu fermento. Isso garante que caso ele tenha sofrido muitas alterações e perdido a habilidade de crescer, isso não arruíne seu trabalho. Para testar seu fermento basta pegar 4 colheres de sopa da farinha que você ira utilizar, misturar com o fermento em pó e adicionar 3 colheres de sopa de água. Em no máximo 10minutos ele tem que ter começado a crescer e produzir bolhas. Esse processo chamamos de esponja. Eu fiz pães de salsicha, mas a receita abaixo ser vê para qualquer pão, inclusive sem recheio.
Pão básico
½ kg de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
1 e ½ xícaras de água morna
½ xícara de óleo
2 colheres (sopa) de açúcar
½ colher (sopa) de sal
Preparo
Faça a esponja(4 colheres de sopa da farinha que você irá utilizar, misturar com o fermento em pó e adicionar 3 colheres de sopa de água). Faça um circulo na farinha, adicione a esponja e os demais ingredientes. Sove até sua massa estar bem elástica. Deixe crescer por cerca de 30minutos. Molde, recheie se desejar, deixe crescer mais um pouco. Leve ao forno pincelado com ovo e asse em forno a 180C até dourar.
Acompanhe nossas redes sociais e mantenha-se informado
Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
0 Comentários