100 Anos de Julia Child
Hoje seria o aniversário de 100anos da Julia Child. Para quem não a conhece, ela foi uma americana que se mudou para a França e aprendeu a cozinhar aos 32 anos. Ela se dedicou tanto, que virou apresentadora de um programa de cozinha. Virou ícone da difusão da cozinha francesa no mundo. Ficou famosa pelo seu alegre Bon appétit!!! (de onde eu copiei para finalizar todas as receitas do meu blog). Em 2009 lançaram um filme “Julie & Julia” contando parte da história dela e parte da história de uma menina que decidiu criar um blog para fazer todas as receitas da “Bíblia” culinária que ela lançou. Foi o primeiro filme da minha vida em que eu desidratei de tanto chorar. E eu choro todas as vezes que assisto, acho que é porque eu vejo um pedaço de mim em cada uma das personagens.
A Universidade de Harvard tem um acervo sobre o trabalho de Julia Child e a reportagem e alguns vídeos dela.
A receita  eu peguei emprestado do blog Vida Organizadada Thais Godinho, vale a pena checar. Eu quero fazer outra receita da Julia aqui, vocês verão.

Como o meu muito obrigada  por ela ter existido, eu publico a receita que contém o ingrediente que me faz ter certeza de que o Deus existe e nos presenteia o CHO-CO-LA-TE!

Bolo de Chocolate da Julia Child

120g de chocolate meio amargo, derretido

2 colheres (sopa) de café pronto

120g de manteiga, temperatura ambiente

2/3 xicara (chá) de açúcar granulado

3 ovos, separados gemas de claras

1 pitada de sal

1 colher (sopa) de açúcar granulado

1/4 colher (chá) de extrato de baunilha

1/2 xicara (chá) de farinha de trigo

Cobertura

60 g de chocolate meio amargo, derretido

2 colheres (sopa) de café pronto

6 colheres (sopa) de manteiga, temperatura ambiente

Preparo

Misture o chocolate e o café em uma travessa. Leve ao micro-ondas por um minuto ou até que derreta completamente.Reserve.Coloque para bater na batedeira a manteiga, até que fique fofa.Adicione o açúcar e bata até incorporar com a manteiga.Junte as gemas e bata até que fique fofo e com a cor clara.Reserve.Bata as claras em ponto de neve.Misture o chocolate derretido com a mistura de gemas.Adicione a baunilha.Junte ¼ das claras batidas e misture vigorosamente.Adicione o restante das claras, alternando com a farinha de trigo, delicadamente.Não bata nem misture rápido.Coloque a massa do bolo em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha.Leve ao forno preaquecido a 180•C por uns 25 minutos aproximadamente.Enfie um palito no centro para ter certeza que assou.Retire do forno e deixe esfriar por uns 15 minutos antes de desenformar.Depois de desenformado deixe esfriar por 1 hora e meia, até que esfrie completamente.Cubra todo o bolo com a cobertura e decore, se quiser, com amêndoas laminadas.

Cobertura

Leve ao microondas o chocolate e o café por um minuto, ou até que derreta completamente.Misture bem.Coloque na travessa da batedeira, usando a “pá” para bater e vá adicionando a manteiga, uma colher por vez, sempre batendo, até ficar homogêneo.Retire da batedeira e coloque a travessa diretamente sobre água com gelo.Bata usando uma colher ou um batedor de arame, até que fique bem frio e com a consistência cremosa, pronta para rechear e cobrir o bolo.

Tags: |

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Acompanhe nossas redes sociais e mantenha-se informado