Rocambole de goiabada

Como eu já disse, eu não sou fascinada por doces muito doces, mas há certos períodos do mês… (rs rs) Em um dia desses me deu vontade de fazer rocambole de goiabada para comer tomando um café fresco.

Apesar do medo geral de fazer rocambole, ele nada mais é do que uma receita de pão-de-ló e algum recheio cremoso que você goste (brigadeiro, cocada, prestígio). É um doce que me lembra a minha querida vó paterna, mesmo eu não tendo nenhuma lembrança de ter comido rocambole de goiabada dela. Deve ser porque ela fazia muito a rosca de coco(que algum dia eu tento reproduzir).

Rocambole de goiabada

Ingredientes

Bolo

3 claras

1 pitada de sal

3 gemas

½ xícara de água

1 xícara de açúcar

1 xícara de farinha

1 colher de chá de fermento em pó

Recheio

1 pacote pequeno de goiabada cortado em cubos

½ xícara de água

Preparo

Massa

Ligue o forno em 180C. Unte uma forma retangular grande(a maior que você tiver) com margarina, coloque papel manteiga e unte com margarina novamente. Em uma batedeira bata as claras com o sal até formar picos firmes. Adicione as gemas,o açúcar e homogeneíze.  Adicione a água e bata por 10 minutos. Desligue a batedeira e incorpore a farinha e o fermento delicadamente mexendo debaixo para cima até que toda a farinha desapareça no creme fofo de ovos. Coloque a massa na forma e espalhe bem. Leve ao forno por cerca de 20 minutos. Precisa ficar assado mas não pode ressecar para não quebrar.

Recheio

Junte a goiabada e a água em uma panela e mexa até dissolver.

Montagem

Ainda morno, vire o bolo sobre um guardanapo de tecido molhado e polvilhado com açúcar. Retire o papel manteiga. Espalhe o recheio. Enrole com firmeza, utilizando o pano como esteira de apoio.

Aproveite sem moderação !

Bom appétit!!!

Tags: | |

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Acompanhe nossas redes sociais e mantenha-se informado