Ervas e legumes sempre a mão

Hoje eu vou falar sobre pequenos gestos que adiantam a vida de quem não tem muito tempo para cozinhar. Com a minha mãe, aprendi que lista é essencial. Sempre faço lista antes de ir ao mercado ou a feira. Obviamente sempre compro itens que não estavam na lista, mas não chego em casa sem o que é essencial. Sempre compro em dias diferentes as carnes e as verduras. Ambos demandam um certo tempo e dedicação. Depois que eu já fiz um, fico sem paciência para cuidar do outro. Gosto de ter a mão uma grande variedade de temperos e legumes e decidir o que fazer com eles na hora de cozinhar. Claro que o fresco é melhor, mas para ter tudo que eu tenho no freezer sempre fresco, teria que jogar muita comida fora e consequentemente gastar muito dinheiro inutilmente. Uma vez por mês vou a feira para comprar, lavar e processar as ervas e legumes. Alguns temperos ficam melhores quando você guarda em potes, mas a maioria você pode embalar em papel toalha e guardar naqueles saquinhos que vendem de rolo no supermercado. Pode ainda colocar as ervas na forma de gelo e adicionar um pouco de água e tê-las em cubos para adicionar na receita. Pode também, colocar as ervas picadas na forma de gelo e colocar óleo ou azeite e levar ao freezer para que endureça.  No meu freezer sempre há:
*pimentões das 3 cores (em cubos ou tiras).
*ervilha fresca (útil para sopas, saladas, recheios, molhos)
*cenoura (eu prefiro a fatiada , pois delas é possível fazer cubos)
*brócolis (tenho o ninja e o caipira para usos diferentes)
*manjericão (separo só as folhas)
*salsinha (processada) em um potinho
*hortelã (só as folhas)
*louro fresco
*gengibre processado
*pimenta dedo de moca sem semente picada
Você sempre pode aproveitar o que está em promoção na feira. Desde que o legume não seja muito rico em água ou amido, você pode congelar. Minha última super aquisição foi mini milho :-). Com isso já tenho uma boa gama para escolher na hora de cozinhar. E como tudo já foi previamente picado, gasto muito menos tempo.
Investir em eletro portáteis e dedicar um certo tempo no seu mise-en-place (preparar tudo antes de começar a cozinhar: lavar, picar, separar utensílios) faz com que você gaste o tempo de uma lasanha de micro-ondas, para fazer comida com muito mais sabor e qualidade.
Bon appetit!!!

2 respostas para “Ervas e legumes sempre a mão”

  1. amei a ideia das ervas em formas de gelo. parece tudo pratico.

    Morava sozinha e como na rua, mas agora trouxe minha filha de 10 para morar comigo, e nao sei cozinhar, alias aqui só faço cuscuz e macarrão com sardinha.

    Estou amando as ideias daqui e vou cozinhar em casa, porem se eu entrar em um mercador pra fazer umas compras fico perdidinha. Qualqer dia posta uma lista basica de compras para o dia a dia.

    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *