Sem medo da panela de pressão- Feijão
 Tem gente que não come feijão em casa ou porque não sabe fazer ou porque tem medo da panela de pressão. Na época em que eu trabalhava dando aulas de cozinha, uma das aulas mais lotadas era a “Tudo na panela de pressão”.  Essa panela é segura, desde que tenha uma manutenção regular.
*O cuidado começa na hora da compra. Observe se a panela tem o selo do IMETRO, isso garante   que ela passou por testes antes de ir para as prateleiras.
*Em caso de algum problema, utilize assistência técnica e peças da mesma marca da sua panela ou que pelo menos tenha selo Imetro;Gastronomia: panela de pressão. (Foto: Divulgação) *** DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM ***
*Outro cuidado, extremamente importante, é o de não ultrapassar a capacidade da panela que é de 2/3 do volume total. Fogo alto não acelera o processo de cocção. Você pode deixar o fogo alto até que a válvula de segurança comece a fazer barulho(o que indica pressão no interior da panela) após esse período, você vai apenas desperdiçar gás.
*Após todo o uso, lave bem sua panela checando se não há restos de alimentos na tampa que possam entupir as válvulas de segurança.
*Para tirar a pressão,levante o pino com uma colher de serviço, mantendo certa distancia para não queimar as mãos com o vapor;
* Outra maneira de retirar a  pressão, basta colocar a sua panela debaixo da torneira e levantar a válvula, esperando que todo o vapor saia. Sim, isso é seguro, verifique o post de um bombeiro nesse link aqui.
As panelas de pressão mais modernas possuem um pino que ao ser mudado de posição, libera a pressão sem a necessidade de ficar segurando a válvula levantada ou em água corrente.
*Na dúvida, deligue o fogo
Caso você perceba que o vapor da sua panela não esta saindo ou mesmo que o barulho dela esta diferente, desligue a panela, remova a pressão e verifique se as saídas de vapor não ficaram obstruídas por, por exemplo, uma casca de feijão. Um palito de dente pode evitar que você se queime, que seu fogão afunde e seu almoço seja perdido.
 Em casa, eu e o meu marido porcionamos o nosso feijão em formas de gelo. O que facilita descongelar somente o que vamos comer, pois cada cubo equivale a uma colher de sopa. Assim, sempre tenho congelado várias leguminosas cozidas(feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja) e posso variar durante a semana. Diferente do que a minha mãe me ensinou, refogo o tempero do feijão antes de adicionar os grãos.
Atualização 2020. Quando escrevi esse post eu era recém-casada. Hoje com uma filha de 4 anos e trabalhado de casa, não faço mais o feijão na forma de gelo. Cozinho pequenas porções e deixo na vasilha de vidro para no máximo 3 dias. o modo de preparo não mudou. Hoje temos também as panelas de pressão elétricas. Encontrei um post maravilhoso falando sobre elas nesse link aqui.
 Para um feijão básico, que rende duas formas de gelo(hahahaha, muito engraçado medir assim) eu uso:
1 xícara de feijão ou outra leguminosa(de molho por 12horas)
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de alho triturado
1 cebola picada
100g de bacon
3 folhas de louro
300g de abóbora japonesa bem picadinha(pode ser cenoura, chuchu, batata, inhame, etc)-opcional
1 xícara de cheiro verde- opcional
Sal
Em uma panela de pressão antiaderente, frite, no azeite bem quente, o alho e a cebola.  Adicione o bacon e deixe dourar. Frite rapidamente o louro. Coloque o feijão, abóbora e a água(cerca de 3 dedos acima do feijão). Fogo alto até pegar pressão, abaixe o fogo e conte 30minutos. Tire a pressão, acerte o sal. Ferva um pouco mais para encorpar o caldo,  salpique o cheiro verde e sirva.
Bon appetit!!!

Tags: |

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WC Captcha 36 + = 44


    • Eu congelo nas forminhas e depois guardo em saquinho. Assim, sempre tenho feijões diversos, ervilha, lentilha… na porção certa para servir. Um cubo são duas colheres de sopa 🙂 beijinho

  1. Thata, seu blog ‘e incrível. Tenho uma sugestão: porque você não grava vídeos e complementa com o texto. Pra quem não tem nenhuma noção de cozinha (como eu) ver as imagens de um vide (você fazendo ali ao vivo) tem um valor muito maior.

error

Acompanhe nossas redes sociais e mantenha-se informado

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.