Arroz de bacalhau com grão-de-bico

Páscoa é uma data muito querida para mim. Além de toda a mágica de chocolate e comidas tradicionais, tem também a lembrança de que temos alguém que cuida de nós. Que veio enviou seu filho para cá para espalhar a mensagem e que se sacrificou por nós. Renovação, esperança e fé são as principais características dessa semana para mim.

Um dos pratos clássicos na minha família é a salada de bacalhau e batatas que a minha vozinha faz. Outro clássico era a moqueca de peixe da minha mãe(primeira Páscoa sem ela).

Esse arroz é receita minha mesmo, inspirada em uma centena de receitas que eu vi esses dias. É um prato único, mas eu acompanhei com batatas gratinadas e vagens na manteiga porque eu estava inspirada para gravar conteúdos para o canal. O grão-de-bico eu cozinhei, mas você pode pular essa etapa comprando ele em caixinha tetra pack. Tem uma técnica bem legal para dessalgar o bacalhau.

Vídeo e receita escrita logo abaixo.

Arroz de bacalhau com grão-de-bico e açafrão

Ingredientes para 4 porções fartas

Para dessalgar o bacalhau

250grs de bacalhau Gadus morhua em lascas sem pele ou sem espinhas

1 colher de sopa de sal

água

Para o arroz

2 colheres de sopa de manteiga

1 colher de sopa de azeite

1 cebola em fatias grossas

4 dentes de alho descascados

1 colher de chá de açafrão (cúrcuma)

250grs de bacalhau em lascas ou desfiado dessalgado

1 pimentão vermelho em cubos

2 xícaras de arroz cozido

1/2 maço de cheiro-verde picado

Preparo

Para dessalgar o bacalhau

Em uma panela, coloque o bacalhau, água suficiente para cobrir e o sal. Mexa bem e tampe. Quando ferver, conte 10 minutos. Escorra em uma peneira e passe o bacalhau pela água corrente. Vai retirar o excesso de sal, mas ainda vai ficar salgadinho no ponto(se ficar sem sal vai descaracterizar o prato). Desfie ou solte em lascas.

Para preparar o arroz

Em uma panela grande, derreta a manteiga com azeite, refogue a cebola e o alho e adicione o açafrão. Em seguida, coloque o bacalhau e o pimentão. Refogue um pouco mais e entre com o arroz. Quando tudo estiver quentinho e refogado, finalize com cheiro-verde e sirva. Bom apetite!

Tags: | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 35 = 41

error

Acompanhe nossas redes sociais e mantenha-se informado

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.