Bibimbap (arroz coreano)

Como eu disse anteriormente, morar no centro de São Paulo abriu meu leque de sabores. Eu morava na região de maior concentração Peruana e Angolana, na Santa Efigênia. O bairro ao lado, o Bom Retiro, é o reduto coreano.

Minha filha estudava no Santa Inês e eu a levava de carrinho até a escola. Então, no caminho, passávamos por diversos mercadinhos, cafés, padarias, restaurantes e até as feiras de rua (uma kombi com a porta aberta ou uma fiorino cheia de caixas). Tem um restaurante na Rua Prates de churrasco coreano que foi onde eu provei esse arroz. Ele chegou em um bowl quente e lindo, ai o atendente nos ensinou que antes de comer, tinha que misturar tudo. Veio cheio de acompanhamentos que eu não reconhecia, mas deliciosos, além da pasta de pimenta e acelga fermentada(kimchi). A receita que eu fiz foi inspiração do blog KimchiMari. Bibimbap nada mais é que um mexidão, então aproveite tudo que você tiver precisando ser usado na geladeira. Não se prenda tanto aos itens que usei, pegue técnica e aproveite seus legumes disponíveis. O tradicional nesse prato é casquinha crocante no fundo da panela, mas se você não gosta muito, basta tostar menos.

Bibimbap (arroz coreano)

Para marinar a carne

1 colher de sopa de açúcar

1 colher de sopa de shoyu

1 colher de vinagre(usei de arroz)

1 colher de sopa de óleo de gergelim

1 colher de chá de alho picado

Pimenta do reino

Arroz

1 e 1/2 xícaras de arroz(usei o cozinha japonesa)

3 xícaras de Agua e sal para cozinhar

Broto (moyashi)

1/4 xícara de água

1 colher de sopa de vinagre

1 colher de sopa de óleo de gergelim

1 colher de sopa de shoyu

1 pacote de moyashi

finalização

1 cebola em tiras

4 Ovos

1 cenoura em tiras

1 abobrinha em tiras finas

Azeite, sal, óleo de gergelim

Kimchi fatiado(acelga fermentada)

Nori fatiado (alga marinha)

Pasta de pimenta(não usei porque minha filha comeu junto)

Preparo

Marine a carne misturando todos os ingredientes e reserve enquanto prepara os demais ingredientes. Aqueça uma wok com todos os ingredientes do moyashi e refogue por 2 minutos. Reserve. Aqueça a mesma wok com azeite e frite os 4 ovos com sal, reserve. Na mesma panela, aqueça azeite e óleo de gergelim e refogue a abobrinha por 1 minuto, reserve. Aqueça a mesma panela com azeite e refogue a cenoura com sal por 2 minutos, reserve. Aqueça a panela com azeite e óleo de gergelim e frite a carne por 5 minutos, adicione a cebola e refogue mais 7 minutos, reserve.

Montagem

Aqueça a mesma wok com azeite e óleo de gergelim em fogo baixa, adiona o arroz cobrindo todo o fundo. Se você gostas da crosta de arroz bem grossa, deixe tostar por 10 a 15 minutos. Eu não gosto de muita casca, então deixei o arroz “fritar” 5 minutos e comecei a distribuir os legumes e a carne em quadrantes, com os ovos e a alga no centro, assim como você pode ver na foto. Estava delicioso e apesar do trabalho, farei novamente. Espero que goste, obrigada por estar aqui e até a próxima!

Tags: | | | | | | | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Acompanhe nossas redes sociais e mantenha-se informado