Ceia de Natal

Minha época favorita do ano chegou! Mês do meu aniversário, mês de rever a família e de planejar o ano seguinte. Amo dezembro! Claro que esse ano as coisas estão um pouco diferentes, mas isso não vai apagar em mim a vontade de celebrar o menino Jesus e agradecer por esse ano. Eu tive duas cirurgias meio urgente esse ano, minha mãe faleceu e eu ainda estou aqui, saudável, viva para fazer planos. Então vamos celebrar! Eu montei um cardápio para 4 adultos e 2 crianças comerem bem, pois imagino que assim como eu, sua ceia será reduzida esse ano. Que 2021 seja mais feliz e abençoado! Obrigada 2020 por todas as lições, já pode ir embora.

Para facilitar, eu deixei todo esse post, incluindo os links para o vídeo de receitas prontinho para você baixar clicando AQUI.

Menu

Entrada

 (para petiscar por muitas horas antes de servir a ceia)

Melão com parma

Cubos de queijo no palitinho comestível

Catupiry assado com batata bolinha temperada, torradas e tomatinhos

Principal

Filé mignon com crosta de castanha e ervas

Quiche de brócolis com bacon

Cenoura assada com laranja e tomilho

Arroz com castanha de caju

Sobremesa

Bolo sorvete caseiro com panetone

Sugestão de drinks:

Caipirinha de limão siciliano e manjericão e

Clericot não alcoólico

Melão com parma

Ingredientes

Meio melão Rei

100grs de presunto cru tipo parma

Palitos de madeira pequenos

Preparo

Corte o melão em cubos médios e corte o presunto cru ao meio (verticalmente, obtendo fatias quadradas do presunto). Enrole cada fatia de presunto no melão e prenda com um palito. Mantenha em geladeira até o momento de servir.

Cubos de queijo com palitos comestíveis

Ingredientes

300grs de queijo muçarela em cubos médios

1 pacote de salgadinho Stiksy Elma Chips (palitinhos com sal)

Preparo

Parta cada palitinho de salgadinho ao meio e com delicadeza insira no centro de cada cubo de queijo. Como esse processo é rápido, mantenha o queijo em cubos já no prato de servir na geladeira e coloque os palitinhos somente na hora de servir para não murchar. Aproveite!

Catupiry assado com batata bolinha temperada e tomatinhos

Ingredientes

1 pacote de torradas ou crostata para servir

1 caixa de tomatinhos cereja

1 pacote de batata bolinha cozida

1 colher de sopa de ervas frescas (ou secas) picadas

1 colher de chá de pimenta calabresa

1 embalagem de 250grs de catupiry

Azeite

Sal

Preparo

Para temperar a batata bolinha assim que terminar de cozinhar, escorra, tempere com sal, azeite, pimenta calabresa e mix de ervas que estiver disponível (eu usei o mesmo mix do filé, mas do contrário usaria mix de ervas da Provence). Misture bem e deixe reservado em temperatura ambiente até o momento de servir. Para preparar o catupiry, ligue o forno a 200°C, coloque o catupiry em um refratário grande, ajeitando o catupiry em somente um dos cantos (para ter espaço para o acompanhamento depois). Asse por 10 minutos. Regue com azeite, distribua as torradas, batatas e tomates no refratário e sirva a seguir (Eu decorei também com creme de aceto balsâmico)

Filé mignon em crosta de ervas

 vídeo de receita clicando

https://www.youtube.com/watch?v=w_Whr2h99l4

Ingredientes

1 kg de filé mignon em medalhões

Azeite e manteiga para selar

½ maço de manjericão picado

½ maço de tomilho picado

½ maço de salsinha picada

100 grs de castanha de caju picada

2 fatias de pão torradas(ou 1/3 xícara de farinha de rosca)

1 colher de sopa de manteiga

Azeite, sal e pimenta do reino

Preparo

Tempere os medalhões com sal e reserve em geladeira. Em uma tigela, misture todas as ervas que você decidiu usar(não se prenda nas que eu falei, faça sua mistura), a torrada esfarelada, a manteiga, a castanha e misture bem. Reserve em geladeira. Retire a carne da geladeira, aqueça muito bem uma frigideira com um fio de azeite e sele os medalhões. Não é para cozinhar a carne, somente fazer aquela casquinha dourada, depois vamos terminar no forno. Quando todos os filés estiverem selados, disponha no refratário que você pretende já servir na mesa e aguarde uns 10 minutos para amornar e reabsorver os sucos(caldo da carne que escorre nos primeiros minutos). Distribua a farofa de ervas que estava reservada, cubra com alumínio e mantenha em geladeira até o momento de iniciar o jantar, quando vamos finalizar a cocção e aquecer no forno. No momento em que for finalizar, retire a carne da geladeira 20 minutos antes. Ligue o forno a 200°C e coloque os filés ainda com alumínio. O tempo de forno depende do ponto desejado. Ao ponto, cerca de 15 minutos e bem passado de 20 a 25 minutos. Prepare-se para uma casa perfumada e um filé delicioso, aproveite!

Quiche de brócolis com bacon

Vídeo da receita clicando

Ingredientes

1 pacote de massa folheada

(encontrada no setor de freezer do mercado)

1 cabeça de brócolis

1 cebola picada

150grs de bacon em cubos

2 ovos

1 caixa de creme de leite

200grs de muçarela em cubos

Azeite, tempero italiano e sal

Preparo

Retire a massa folheada do freezer e deixe no balcão para descongelar. Separe uma parte da cabeça do brócolis para enfeitar, cortando em pedaços grandes, refogue essa decoração rapidamente em fio de azeite e reserve. Pique o restante do brócolis em pedaços pequenos. Aqueça uma frigideira, frite o bacon até soltar bastante gordura(cerca de 5 minutos), adicione a cebola, espere dourar(5 minutos) e adicione o brócolis e refogue até murchar(3 minutos). Tempere com sal e mix italiano e reserve para esfriar. Em um copo de liquidificador, adicione os ovos, o queijo e o creme de leite. Bata por 1 minuto e reserve. Para a montagem da torta, ligue o forno a 180°C, distribua a massa no fundo e nas laterais da sua forma, adicione o brócolis refogado e cubra com o creme de ovos, decore com os pedaços maiores de brócolis que estavam reservados. Leve ao forno por cerca de 35 minutos ou até que doure levemente. Pode ser servida quente ou gelada. Aproveite!

Cenoura assada com laranja e tomilho

Vídeo com a receita clicando

Ingredientes

4 cenouras descascadas e cortadas em fatias

2 laranjas (raspas e suco)

2 ramos de tomilho

1 colher de sopa de mel

1 colher de sopa de azeite

Sal

Preparo

Em uma assadeira, distribua as cenouras, as raspas e suco de laranja, as folhas de tomilho, o mel, o azeite e o sal. Misture bem e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Essa salada fica divina quente ou gelada. Aproveite para fazer essa receita quando já for ligar o forno para assar um bolo, torta ou algo do tipo. Aproveite!

Arroz com castanha de caju

Ingredientes

2 xícaras de arroz

4 xícaras de água

150grs de castanha de caju picada grosseiramente

4 dentes de alho picados

1 colher de sopa de manteiga

Azeite, salsinha picada e sal

Preparo

Em uma panela, aqueça o azeite, doure o alho e refogue o arroz. Adicione a água e o sal e cozinhe em panela semi-tampada por cerca de 15 minutos em fogo médio. Quando a agua estiver praticamente seca, desligue o fogo, coloque a castanha, a manteiga e a salsinha, misture muito bem, tampe e deixe o arroz descansar para terminar a cocção. Sirva ainda quente. Aproveite!

Bolo sorvete caseiro com panetone

Vídeo com a receita clicando

Ingredientes

1 vidro de creme de leite fresco (500ml)

1 lata de leite condensado

1 colher de sopa de extrato ou essência de baunilha

1 xícara de morangos picados (opcional*)

½ panetone em fatias finas (ou bolo)

Morangos para decorar

Calda para sorvete para decorar (troquei por creme de aceto balsâmico)

Preparo

Em uma batedeira bata o creme de leite em ponto de chantilly mole(cerca de 5 minutos). Desligue. Adicione a baunilha e ligue a batedeira e despeje o leite condensado em fios. Quando misturar bem, desligue a batedeira, misture os morangos picados e despeje a mistura em uma forma de bolo inglês com plástico filme no fundo, espalhe bem e cubra com as fatias de panetone. Enrole tudo em plástico filme e leve ao freezer por 4 horas. Desenforme e decore com frutas e calda. Sirva a seguir e aproveite esse clássico do final dos anos 90!

* Pode trocar os morangos por gotas de chocolate, uva passa, outras frutas vermelhas, uva ou qualquer coisa que congele bem, pode não colocar nada também pois o creme já tem sabor ótimo.

Caipirinha de limão siciliano com manjericão

Vídeo da receita clicando

Receita para 1 copo

½ limão siciliano sem as membranas centrais e sementes

1 colher de sopa de açúcar

10 folhas de manjericão

75ml de cachaça

5 pedras de gelo

Preparo

Em um copo adicione o limão, o açúcar e o manjericão e macere bem com a ajuda de um socador. Adicione o gelo e a cachaça, misture e sirva. Aproveite!

Clericot não alcoólico

8 saquinhos de chá de frutas vermelhas

1 litro de água

10 Morangos picados

1 Maça picada

1 cacho de uva picado

1 limão picado

Açúcar a gosto

Muitos cubos de gelo

Preparo

Ferva 1 litro de água, deligue o fogo e adicione os saquinhos de chá. Deixe tampado para infusionar por 5 minutos, retire os saquinhos e reserve. Quando o chá estiver frio, coloque em uma jarra, adoce se desejar, coloque as frutas picadas e complete a jarra com gelo. Sirva a seguir!

Espero que esse cardápio consiga te inspirar. Muito obrigada por estar aqui comigo, nesse blog. Que venha 2021 com muito mais bençãos, saúde, alegrias e comida boa com pouca louça suja!

Vou amar se você fizer alguma receita e me marcar com a hashtag #acozinhadasinhorini e se quiser falar comigo, meu e-mail é falecom@acozinhadasinhorini.com .

Sobre o Autor

2 Comentários

  1. Receitas fantásticas e deliciosas, pra quem teve a oportunidade de provar garanto que não vai se arrepender.
    Thaís muito obrigado pelo convite, estava tudo perfeito. Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻.

    Ah não esqueci da linguinha 😛.

    • Oi André,

      Foi um enorme prazer receber você e a sua maravilhosa esposa. Muito obrigada por ajudar a comer tanta comida. Ainda tivemos sobras para 3 dias kkkkk
      Um enorme abraço para vocês!
      Thaís


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Acompanhe nossas redes sociais e mantenha-se informado