Lámen de 1panela!

Desde que eu conheci meu marido, fiquei muito mais interessada em cozinha asiática. Eu até gostava de alguns pratos, mas não era algo que eu comeria mais que duas vezes ao ano. Agora pelo menos uma vez por semana tem alguma receita inspirada ou fiel ao estilo asiático.

Lámen é um prato consumido no Japão, China, Coreia e acredito eu que em mais alguns vizinhos por ali. Basicamente ele é composto por um caldo saboroso, macarrão que é cozido a parte, carne que é feita a parte e legumes preparados em outra panela. Eu não tenho nem boca de fogão para preparar tudo isso. Antes eu cozinhava o macarrão e os legumes antes, preparava o caldo e a carne e juntava tudo no bowl. Agora a gente janta lámen praticamente todas as noites e sujar essa quantidade de panela todos os dias definitivamente não está nos meus planos. Então eu dei um google para One pot lámen e encontrei diversas receitas. Gostei muito dessa AQUI e fiz a minha versão. Usei como caldo o Ichiban Dashi ( comprei em pó) e missô (pasta de soja). Se você estiver em São Paulo, certeza que você encontra na Liberdade os itens para fazer seu caldo em casa(alga e peixe bonito seco). Você também pode usar Hondashi, mas assim como o outro que comprei, contém glutamato monossódico. Aproveite para ir a alguma casa de lámen e provar diferentes tipos e ter a sua base de paladar. Para mim é sempre um bom momento para jantar um lámen! Veja o vídeo de como eu fiz.

Lámen de 1panela!

300grs de lombo de porco em bifes

1 cebola em cubos

200grs de tofu em cubos

1 cenoura em rodelas grossas

1/2 cabeça de brócolis em florete

1/2 acelga fatiada

1/4 de pacote macarrão para udon(ou espaguete)

600ml de água

1 colher de sopa de óleo de gergelim torrado

1/4 de xícara de shoyu

2 colheres de sopa de vinagre (usei de arroz)

1 colher de sopa de ishiban dashi (ou hondashi)

3 fatias de gengibre

Finalização

4 ovos(cozidos 8 minutos)

2 colheres de sopa de cebolinha picada

1 alga nori cortada

Preparo

Em uma panela grande, comece fritando os bifes de porco(previamente temperados com sal e pimenta), até que estejam cozidos e dourados, reserve em local quentinho(micro-ondas). Na mesma panela, coloque óleo de gergelim e doure a cebola. Em seguida, adicione a água, o dashi, o missô, o shoyu, o vinagre, o gengibre, a cenoura e o tofu e espere ferver. Quando tudo ferver, adicione o brócolis e a acelga, misture bem e já acrescente o macarrão, mas só afundando por cima, sem misturar ao demais ingredientes. Quando o macarrão estiver cozido, comece a montagem. Coloque caldo e legumes no fundo do bowl, coloque por cima o macarrão, alguns pedaços de legumes do caldo, o bife, a alga nori cortada e o ovo partido ao meio e polvilhe tudo com cebolinha. Sirva imediatamente! Obrigada por estar aqui e até a próxima receita.

Tags: | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Acompanhe nossas redes sociais e mantenha-se informado