Risoto de limão siciliano

Inverno chegando e risoto vem a minha cabeça com muito mais frequência. Perfeito para um jantar romântico ou um encontro entre amigos. Eu não tinha caldo pronto, então preparei o meu com água, cebola em pó, alho em pó e folhas de tomilho seco. Se você não tem nada, pode usar agua quente, mas o sabor final do seu risoto depende dos sabores que você foi adicionando ao longo do processo. Tem vídeo e descrição da receita logo abaixo.

Risoto de limão siciliano

2 pessoas

Ingredientes

Para o caldo

1 litro de água

1 colher de sopa de cebola em pó

1 colher de sobremesa de alho em pó

1 colher de chá de tomilho seco

Para o risoto

1 cebola picada

1 x de arroz arbório

1/2 x de vinho branco seco

1 colher de sopa de manteiga

50 grs de parmesão ralado

1 gema

2 limões siciliano (raspas e suco)

Azeite e sal

Preparo

Caldo

Em uma panela, misture todos os ingredientes e aguarde ferver. Desligue e utilize ainda quente para fazer o risoto.

Risoto

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Em seguida, adicione o arroz e refogue bem. Enquanto isso, misture parmesão, gema, suco e raspas de limão em uma tigela e reserve. Quando o arroz já estiver bem refogado, entre com o vinho e mexa bem. Em seguida, comece com as conchas de caldo. A cada concha, misture bem até que o caldo seque, antes de entrar com mais caldo. Entre as conchadas, entre com pitadas de sal para ir temperando seu risoto. Após cerca de 15 minutos de cocção, hora de checar o ponto. Pegue um grão e esmague em uma colher, se ele partir em 3, está na hora de finalizar com manteiga e a mistura com o limão que estava reservada. Misturar bem, tampar e deixar seu risoto descansar por 5 minutos antes de servir. Misture vigorosamente, sirva no centro do prato e dê batidas no fundo para que o risoto se espalhe suavemente para as bordas. Você terá um risoto al dente. Se você gosta de um arroz mais mole, basta acrescentar caldo mais 2 vezes, antes de entrar com a manteiga e a mistura de queijo. Não tem o que é certo, tem o que te da prazer em comer. Bom apetite!

Tags: | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

31 − 29 =

error

Acompanhe nossas redes sociais e mantenha-se informado

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.