Mjadra (arroz com lentilha)

Essa receita é uma clássico na casa da minha mãe. Ela aprendeu aos 12 anos quando era baba de uma família árabe. Inclusive meu nome, Thaís, vem de uma criança dessa mesma família. Minha mãe guardou esse nome por 17 anos, até que eu nasci 😀 . A receita vai poucos ingredientes e não exige grandes habilidades para executar, porém demora muito tempo de fogo. Só para dourar a cebola são quase 40 minutos. Dourar a cebola por tanto tempo faz toda a diferença no resultado final. Portanto eu recomendo observar no vídeo o ponto da cebola e colocar uma boa trilha sonora para te acompanhar. Na casa da minha mãe ela serve com ovo rendadinho e gema mole e uma salada verde.

Logo abaixo do vídeo, tem também a receita escrita.

Mjadra (arroz com lentilha e cebolas douradas)

Ingredientes

1/2 xícara de azeite(ou óleo)

500grs de cebola(4 unidades)

1/2 xícara de lentilha (deixe de molho em água por pelo menos 1 hora, eu deixo 12 horas) ou 1 lata de lentilha escorrida

1 colher de chá de sal

2 e 1/2 de água

Preparo

Em uma panela, aqueça o azeite e adicione as cebolas, mexa de vez em quando e vá observando. O ponto correto é quando a cebola doure e reduza para apenas 1 colher de serviço de cebola. Ela fica bem dourada, quase queimada. Nesse ponto, adicione o arroz a lentilha escorrida, o sal e a água. Deixe cozinhar semi tampada por 15 minutinhos, ou até a água secar. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe 5 minutos descansando. Nesse tempo frite os ovos do acompanhamento e sirva a seguir! Foi um prazer para mim compartilhar uma receita tão importante na minha vida!

Tags: | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Acompanhe nossas redes sociais e mantenha-se informado