Especial festa junina 2020

Eu sei que esse não era o São João que queríamos, mas sabemos que é um momento excepcional e se Deus quiser estaremos juntos no próximo ano comendo tudo que couber e rezando felizes em mais um terço com fogueira e mastro. Eu reuni as minhas receitas favoritas nesse post com vídeos. Exceto o bolo de fubá que é uma das primeiras receitas no blog. Eu sou uma pessoa que gosta muito mais de comidas salgadas, mas vamos admitir que o que reina nessa festa são os doces. Vou colocar a lista de receitas clicáveis para cada um dos posts e link para os seus vídeos na sequência. Logo abaixo, cada uma das receitas escritas para que você possa imprimir.Obrigada por estar aqui e até a próxima receita!

Índice de receitas:

Galinhada a jato ==> Vídeo aqui

Canjica ==> Vídeo aqui

Pé de moça ==> Vídeo aqui

Vinho quente==> Vídeo aqui

Bolo de fubá não tem vídeo, ainda

Galinhada a jato

500grs de peito de frango em cubos(tempere com sal,pimenta e alho)

1 cebola em cubos

3 dentes de alho picados

1 xícara de chá de arroz

1/2 colher de chá cominho

1 colher de chá bem cheia de açafrão da terra (cúrcuma)

1 colher de chá de sal

2 e 1/2 xícara de chá de água

1 lata de milho(escorrida)

2 pimentas de cheiro picadas(ou dedo de moça)

1/2 limão espremido

Finalização

1 tomate picado(sem semente)

1 maço de coentro (ou salsinha)

Azeite

Preparo

Em uma panela com azeite, doure aos poucos os pedaços de frango e reserve. Na mesma panela, doure a cebola e o alho. Em seguida coloque o arroz, o cominho e o açafrão e refogue até que o perfume do açafrão fique bem forte. Devolva o frango para a panela, coloque o milho e tempere tudo com sal e pimenta de cheiro. Cubra com a água, mexa bem e abaixe o fogo. Deixe cozinhar semi-tampado até quase secar a água(15 minutos), coloque o tomate e o coentro, mexa, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Sirva a seguir!

Canjica

500grs de canjica branca

400 ml de leite

1 pacote de coco ralado

2 paus de canela

1 caixa de leite condensado

1 vidro de leite de coco

Água

Preparo

Em uma tigela, deixe a canjica de molho em água por 12 horas(máximo por 24horas). Escorra essa água, cubra a canjica com uma nova água e leve na panela de pressão por 15 minutos. Escorra essa água, adicione o leite, o leite condensado, a canela, o coco e o leite de coco e deixe na função ferver da sua panela até o caldo engrossar(5 minutos). Sirva com mais coco ralado e canela.

Pé de moça

Ingredientes
500grs de amendoim torrado sem casca
2 xícaras de chá de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1 caixa de leite condensado
1/2 caixa de creme de leite

1 pitada de sal

Preparo

Em uma panela, coloque o amendoim, o açúcar e a manteiga e mexa em fogo alto até que caramelize.Coloque uma pitada de sal. Adicione o leite condensado e o creme de leite e cozinhe por mais 5 minutos ou até que desgrude do fundo da panela. Despeje em uma forma untada com manteiga e espere esfriar. Corte em quadrados e se quiser pode passar no açúcar(eu não passo).

Vinho quente

1/2 xícara de açúcar

1 pau de canela

1 laranja (casca e suco separados)

1/2 limão (caldo)

1 maçã vermelha picada

1 maçã verde picada(ou a fruta que tiver disponível)

500ml de vinho (ou suco integral de uva para a versão kids)

Preparo

Em uma panela, coloque o açucar e a canela para caramelizar. Quando o açúcar dourar, adicione as frutas e misture bem para caramelizar as frutas. Quando começar a sentir o cheiro doce das frutas(3 minutos), adicione o suco de laranja, o suco de limão e o vinho (ou suco de uva integral). Deixe ferver por 5 minutos ou até que as maças estejam da cor do vinho. Sirva quente e aproveite com moderação! Obrigada por estar aqui, até a próxima receita!

Bolo de fubá fofinho

3 ovos
1 xícara de leite
1 xícara de fubá
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de óleo
1 1/2 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de semente de erva doce

Bata tudo no liquidificador e despeje em forma untada e polvilhada com fubá. Leva para assar em forno pré-aquecido a 180C por 40 a 50 minutos. A cor dourada e o cheiro gostoso de bolo pela casa toda, irão indicar que está pronto.
Bon appetit!!!

Que sua festa junina em casa seja divertida e abençoada! Um enorme abraço meu e da minha família! Thais Sinhorini Freire

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Acompanhe nossas redes sociais e mantenha-se informado