Carne assada ao vinho tinto
Um dos grandes clássicos da cozinha do dia-a-dia é a carne assada. O grande segredo dessa preparação é investir na marinada (o tempero no qual a carne descansa antes de ir ao forno).
Para a marinada da minha carne eu utilizei o clássico vinho tinto. Era um espanhol de excelente qualidade, aberto há 3 dias, que já havia oxidado então só serviria para cozinhar. Se você não tem sobra de vinho quando abre uma garrafa, compre um vinho de média qualidade e mantenha em geladeira. Eu descobri uma marca que tem um excelente vinho para cozinhar que vem em caixinha tetra pack, o que facilita armazenar. É por isso que minhas receitas utilizam tanto vinho branco, porque sempre tenho uma caixa aberta. Quanto ao vinho tinto, espero uma garrafa sobrar, ou abro a garrafa para usar no tempero, e depois sirvo o que ficou durante a refeição. Eu tenho a bomba que retira o ar da garrafa, o que prolonga um pouco a vida do meu vinho, mas eu não acho que resolva por mais que dois dias. A parte boa é que sempre tenho bons vinhos para cozinhar. Essa carne assada é simples, mas não tão fácil. Demanda da gente uma certa disposição para voltar ao forno e verificar o ponto algumas vezes.
Carne assada ao vinho tinto
 1 peça de carne de cerca de 700grs (usei alcatra)
 1 copo(200ml) de vinho tinto
 50 ml de aceto balsâmico
 1 cebola em rodelas

3 dentes de alho
1 cenoura em rodelas
1 xícara de pimentões
1 colher de chá de chili em pó (ou qualquer pimenta)
1 colher de chá de pimenta síria
Sal, pimenta e azeite q.b.

Preparo

Misture todos os ingredientes em uma vasilha e reserve por uma hora em geladeira. Aqueça uma frigideira que possa ir ao forno, coloque um fio de azeite e doure a carne por todos os lados. Desligue o fogo.Em seguida, adicione o restante da marinada. Tampe com alumínio e leve ao forno a 200°C. Por cerca de uma hora, vire a carne na metade do tempo. Você saberá que a carne esta pronta quando inserir uma faca e ela sair com facilidade.  Quando a carne estiver morna, fatie e sirva com o molho que ficou no fundo da frigideira.

Bon appétit!!!

Tags: |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 8 = 2

error

Acompanhe nossas redes sociais e mantenha-se informado

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.